onibus cultural colorido

 

A Divisão de Esporte, Cultura e Lazer vem divulgar a listagem com os estudantes contemplados para a 2ª Edição do Ônibus Cultural que acontecerá no dia 03/05 (próxima quinta-feira).

 

Clique AQUI para ver o resultado do sorteio das vagas. Todos os estudantes receberam e-mail para confirmarem a sua presença.

 

Data do Evento: 03/05/2018

Horário de Saída: 8 horas

Horário de Retorno: 14 horas

Local de Saída: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - CCMN

Locais de Visitação: Museu de Ciências da Terra e Casa da Ciência/UFRJ

 

Ressaltamos que o acesso ao ônibus só será permitido mediante apresentação do E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO.

 

É obrigatório portar DOCUMENTO DE COMPROVAÇÃO DE MATRÍCULA e IDENTIDADE.


Qualquer dúvida, estamos à disposição através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  

 

  

 

 

A Divisão de Esporte, Cultura e Lazer vem divulgar o resultado final dos contemplados no Programa Esporte e Lazer – PEL 2018/1. O início das aulas do referido programa acontecerá na próxima terça-feira (24/04) nas instalações da Escola de Educação Física e Desportos. Confira os nomes dos selecionados clicando nas respectivas modalidades abaixo.

 

CORFEBOL   DANÇA/RITMOS

FUNCIONAL 1   FUNCIONAL 2

GINÁSTICA ARTÍSTICA

HANDEBOL   HÓQUEI SOBRE GRAMA

JUDÔ 1   JUDÔ 2   KARATÊ

NATAÇÃO 1   NATAÇÃO 2

OFICINA ATLETISMO   OFICINA BADMINTON   OFICINA CAPOEIRA

 

Clique AQUI para visualizar o quadro de horário com os respectivos locais de realização das modalidades ofertadas pelo PEL 2018/1.

 

OBSERVAÇÃO1: Estudantes participantes da modalidade NATAÇÃO deverão se apresentar nas aulas com vestimenta adequada (sunga ou maiô e touca preferencialmente nas cores preta ou azul escuro). 

 

OBSERVAÇÃO2: Estudantes participantes das outras modalidades deverão se apresentar nas aulas com vestimenta adequada para a realização das atividades da modalidade escolhida. Qualquer dúvida, procurar o responsável pela modalidade.

 

 

 

 

A Divisão de Esporte, Cultura e Lazer (DECULT) da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR7) está na segunda edição do projeto Ônibus Cultural.

 

A ação ocorrerá no dia 03 de maio de 2018, quinta-feira e tem como objetivo apresentar os equipamentos culturais da UFRJ e seu entorno. Esta edição realizará visitas no Museu de Ciencias da Terra e na Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ.

 

O local de saída e retorno do ônibus é o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) localizado na Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

 

Para participar dessa edição, os alunos interessados deverão se inscrever através de formulário on-line - clique aqui! Em caso de número de estudantes maior que o número de vagas haverá sorteio dos participantes e formação de lista de espera.

 

Orientações Gerais:

- Inscrições: 16/04 a 26/04

- Sorteio: 27/04

- Data: 03 de maio de 2018

- Horário de Saída: 08:00

- Horário de Retorno: 14:00

- Obs.: No dia 03/05 (quinta-feira), o acesso ao ônibus só será permitido mediante apresentação do e-mail de confirmação, informando nome completo, número de inscrição que fora contemplada. É importante portar documento de comprovação de matricula e identidade.

 

Em caso de dúvida, encaminhe e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. 

 

 

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Clique AQUI para se inscrever na atividade.

PEL Site UFRJ

 

A Divisão de Esporte, Cultura e Lazer (DECULT) vem divulgar a lista de contemplados e a respectiva lista de espera das modalidades participantes no sorteio público realizado em 11/04 (quarta-feira) às 13:30 no Auditório Roxinho, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

 

Contemplados/Lista de Espera - Funcional: Qua/Sex - 08:00 às 09:00

Contemplados/Lista de Espera - Funcional: Ter/Qui - 17:00 às 18:00

Contemplados/Lista de Espera - Gin. Artística: Ter/Qui - 16:10 às 17:10

Contemplados/Lista de Espera - Natação: Seg/Qua - 13:30 às 14:30

Contemplados/Lista de Espera - Natação: Ter/Qui - 14:50 às 15:50

 

Ressaltamos que as modalidades ofertadas pelo Programa Esporte e Lazer 2018/1 não participantes do referido sorteio público permanecem com a mesma listagem de contemplados. Clique AQUI para verificar.

 

Informamos ainda que abriremos a possibilidade de aproveitamento das vagas ociosas para aqueles candidatos inscritos que encontram-se nas listas de espera das modalidades Funcional, Ginástica Artística e Natação. Aguardem novidades por e-mail.

 

 

 

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O ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, ministrará a aula magna do ano letivo de 2018 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O ativista argentino tratará do tema Universidade e Direitos Humanos, no dia 18/4, às 10h30, no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária. 

De acordo com o reitor da UFRJ, Roberto Leher, a escolha de Esquivel para a aula que abre oficialmente o semestre letivo se deve ao contexto de ameaça aos direitos humanos no país. 

“A universidade pública é um espaço de livre produção de conhecimento e de formação humana em um ambiente de plena liberdade e, por isso, vigorosamente comprometida com os direitos humanos fundamentais. Neste contexto de grandes ameaças a tais direitos, a honrosa aula magna é um gesto acadêmico, ético e político em prol do futuro da democracia em nosso país”, afirma o reitor. 

A Reitoria convida a comunidade acadêmica e toda a sociedade civil, em especial as entidades democráticas, para comparecerem à aula. 

 

Biografia 

Nascido em Buenos Aires, Argentina, em 26/11/1931, Esquivel é ativista da paz e dos direitos humanos, escultor e arquiteto. Recebeu o Nobel da Paz em 1980, após se destacar como opositor da ditadura militar no país. Sua atuação se estendeu para outros países da América Latina, após abandonar a carreira acadêmica. 

Na década de 1960, trabalhou com organizações de base de movimentos cristãos, com ênfase nas populações mais pobres e, posteriormente, participou de movimentos de não violência. Em 1973, publicou o periódico Paz y Justicia, para difundir essa filosofia. 

Com o advento do golpe militar de 1976, contribuiu para a organização de organismos em defesa dos direitos humanos que originaram movimentos como as Mães da Praça de Maio, Associação Civil Avós da Praça de Maio, Assembleia Permanente pelos Direitos Humanos e Movimento Ecumênico pelos Direitos Humanos. 

Em 1977, foi preso e torturado pela ditadura argentina, permanecendo em cárcere por 14 meses. O comitê responsável pelo prêmio, na época, enfatizou que “Esquivel, por meio de sua corajosa luta não violenta, acendeu uma luz na escuridão da violência argentina. Seu trabalho foi uma inspiração para pessoas oprimidas em todo o mundo”.

 

 

Aula Magna da UFRJ – 2018

Tema: Direitos Humanos e Universidade

Convidado: Adolfo Pérez Esquivel – Prêmio Nobel da Paz

Local: auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária (Ilha do Fundão)

Horário: 10h30

 

foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil 

 

 

 

A Divisão de Esporte, Cultura e Lazer (DECULT) vem informar alterações realizadas no Cronograma Previsto constante no ANEXO I do Edital de Seleção do Programa Esporte e Lazer - PEL 2018/1.

 

Acompanhe a nossa página para verificar a listagem de inscrições validadas de acordo com o respectivo cronograma.

 

O sorteio público das vagas ofertadas pelo programa será realizado no dia 11/04/2018 às 13:30h no Auditório Roxinho, localizado no prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

 

 

 

 

 A Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças divulgou na última sexta-feira (06/04) uma nota a respeito do possível atraso no pagamento de bolsas, serviços terceirizados e demais compromissos financeiros da UFRJ.

 

Desde o último dia 02/04/2018, a respectiva Pró-reitoria aguarda a liberação dos recursos financeiros para que todos os pagamentos mencionados possam ser efetivados, cumprindo assim com o seu compromisso público.

 

Leia AQUI a nota na íntegra e acompanhe as informações atualizadas na página da PR-3.

 


 

 

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PÁGINA LIBERADA

 

Comunicamos que a página do Formulário de Inscrição para o Programa Esporte e Lazer - PEL já está em funcionamento. A equipe de suporte conseguiu com celeridade nesta manhã solucionar os problemas técnicos. Os estudantes interessados podem acessá-lo.

 

Ressaltamos que o período de inscrições finaliza às 23:59h do próximo domingo (08/04/2018). Agradecemos a compreensão de todos e estamos à disposição no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.br.

 

 

 

 

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A Divisão de Esporte, Cultura e Lazer (DECULT), através da Seção de Cultura e Lazer, está promovendo o Edital 71/2018 de Apoio a Eventos do Estudante que objetiva a realização de eventos de caráter esportivo-cultural, nas delimitações físicas da UFRJ, organizados sob a responsabilidade dos alunos, por meio de recursos financeiros oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

 

As inscrições serão totalmente online e estarão abertas de 03/04/2018 a 22/04/2018. Os interessados deverão ler o EDITAL atenciosamente e realizar seu cadastro através do link disponível abaixo, para assim estarem habilitados para a submissão de seus projetos.

ERRATA do EDITAL

 

Qualquer dúvida e/ou esclarecimento, entrar em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Acesse aqui para realizar seu cadastro.

 

Seguem abaixo os anexos que deverão ser preenchidos corretamente e enviados na submissão dos projetos ao Edital 71/2018.

ANEXO I

ANEXO II

ANEXO III

ANEXO IV

 

APRESENTAÇÃO

 

A criação do Conselho Administrativo da Residência Estudantil (CONARE), prevista na Resolução do CEG nº01/2008, è formalizada no Regimento Interno da Residência Estudantil, aprovado em 8 de dezembro de 2010, publicado no Boletim extraordinário da UFRJ nº17, que trata da composição e competências do Conselho. A instalação do CONARE ocorre em 15/06/2011, data da realização de sua primeira reunião.

 

Clique aqui para visualizar o Boletim extraordinário da UFRJ nº17, de 29 de abril de 2011.

 

 

 

 

 

A entrega da documentação acontecerá no período de 02/05/2016 a 06/05/2016, na Divisão de Apoio ao Estudante/DAE – Prédio da Reitoria, sala 809 – Cidade Universitária, no horário compreendido entre 9h30m e 16h30m, conforme item 1.4 do Edital.

Os alunos do Campus UFRJ - Macaé e do Pólo Xerém poderão entregar a documentação nas respectivas secretarias acadêmicas, respeitando os prazos estabelecidos neste edital.

 

ATENÇÃO: Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, documentos após esse prazo.

 

Os alunos pré-selecionados deverão imprimir o FORMULÁRIO (clique AQUI), preencher e entregá-lo junto à documentação exigida no item 2 do Edital.

Os documentos solicitados deverão ser entregues em envelopes lacrados, identificados com o nome completo do aluno, DRE, benefício pretendido, e-mail (cadastrado no SIGA) e telefones de contato, conforme o disposto no item 1.5 do Edital.

 

ATENÇÃO: Não será aceita inclusão de documentação após a entrega do envelope lacrado na Divisão de Apoio ao Estudante.

 

Para ler o Edital de Bolsa Auxílio, clique AQUI

Para ler o Edital de Benefício Moradia, clique AQUI

 

Listagem dos alunos pré-selecionados para a segunda etapa do processo seletivo Auxílio ao Estudante 2016/1.

Bolsa Auxílio: Clique AQUI

Benefício Moradia: Clique AQUI

 

DAE, 29/04/2016.

Sexta-feira (29/04/2016), às 17h, em frente à Secretaria da Residência Estudantil, os moradores do curso de Dança, junto à DECULT/SuperEst, promoverão um evento em homenagem ao Dia Internacional da Dança.

A apresentação se iniciará com o grupo contemporâneo PORTUS, composto majoritariamente de ex-alunos da UFRJ, seguido imediatamente pelo grupo DANÇA EM CASA, formado pelos próprios moradores da Residência e que promete intervenções múltiplas!

Todos estão convidados!

DiaDancaAlo

Estão abertas as inscrições para o processo de Seleção do Programa de Auxílio ao Estudante, nas modalidades Bolsa Auxílio e Benefício Moradia. A primeira etapa das inscrições é online e vai de 14/04/2016 a 27/04/2016.

 

Para fazer sua inscrição online clique AQUI

 

É de responsabilidade exclusiva do aluno o preenchimento correto dos dados da inscrição. Na ocasião de preenchimento do formulário online, não considerar como renda os valores recebidos a título de bolsas. Para ver as orientações de preenchimento do formulário online, clique AQUI

 

ATENÇÂO: Caso a documentação de renda apresentada não comprove os dados descritos na inscrição online no formulário preenchido, o aluno poderá ter a sua participação na seleção invalidada.

 

Será de responsabilidade exclusiva do aluno acompanhar todas as etapas do processo de seleção na página eletrônica da SuperEst. O Edital dispõe de todas as informações relativas às etapas do processo seletivo, bem como cronograma, número de vagas ofertadas, valor das bolsas e documentação necessária para avaliação socioeconômica.

 

Para ler o Edital de Bolsa Auxílio, clique AQUI

Para ler o Edital de Benefício Moradia, clique AQUI

 

A metodologia de seleção para as bolsas de assistência estudantil utilizada pela equipe de assistentes sociais da Divisão de Apoio ao Estudante (DAE) pode ser consultada clicando AQUI

 


DAE, 14/04/2016.

Os alunos ingressantes em 2016/1 pela ação afirmativa na modalidade de renda bruta familiar per capita inferior ou igual a 1,5 salários mínimos tem direito à Bolsa de Acesso e Permanência (BAP) e Auxílio Transporte (municipal ou intermunicipal).

 

Para requerer a bolsa deverão apresentar os seguintes documentos:

- Formulário da Bolsa de Acesso e Permanência, devidamente preenchido (para imprimir o formulário, Clique AQUI)

- Cópia do Comprovante de Inscrição em Disciplinas para 2016-1 ou Plano de Estudos;

- Cópia do CPF ou documento de identificação oficial que conste o CPF;

- Cópia do comprovante de residência no Rio de Janeiro (caso o comprovante não esteja no nome do aluno ou de seus pais, deverá anexar declaração do titular da conta informando que o aluno reside no endereço).

 

Os documentos deverão ser entregues na Divisão de Apoio ao Estudante, sala 809 do Prédio da Reitoria, no período de 11/04/2016 a 29/04/2016, das 9:30 às 16:30.

Os alunos do Campus UFRJ - Macaé e do Pólo Xerém poderão entregar a documentação nas respectivas secretarias acadêmicas, respeitando os prazos estabelecidos.

 

PARA O RECEBIMENTO DA BOLSA É NECESSÁRIO O CADASTRAMENTO NO SIGA DE UMA CONTA CORRENTE E INDIVIDUAL EM NOME DO ALUNO. ALUNOS SEM CONTAS CADASTRADAS NÃO SERÃO INCLUÍDOS NA FOLHA DE PAGAMENTO!

 

ATENÇÃO: Não serão aceitos pedidos sem a documentação completa.

 

DAE, 08/04/2016.

A ordem de pagamento referente ao mês de Março da Bolsa de Acesso e Permanência e respectivos Auxílios Transporte estará disponível para retirada até o dia 02/05/2016, em qualquer agência do Banco do Brasil.

Para efetuar o saque o bolsista deverá se dirigir ao caixa e apresentar documento de identidade com foto e CPF.
Apesar do prazo extenso, orientamos que a retirada seja realizada até o fim de abril/2016, para evitar possíveis transtornos.

 

Listagem dos bolsistas cuja ordem de pagamento estará disponível - Clique AQUI

 

DAE, 07/04/2016.

Segundo informado pela Divisão de Gestão Financeira /PR3, o pagamento das bolsas de março/2014 dos alunos que recebem pelo Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e outros, bem como os casos de contas bloqueadas do Banco do Brasil, serão regularizados via Ordem de Pagamento.                      

  Orientações para efetuar o saque:

1) a partir de 14/04/2014 (segunda-feira), devem procurar qualquer agência do Banco do Brasil (mesmo os que têm contas em outros bancos devem procurar o Banco do Brasil)
2) apresentar, no caixa, a carteira de identidade e CPF .

A Ordem de pagamento ficará disponível para saque por período de 30 dias, a contar do dia 14/04/2014.

Somente receberão por ordem de pagamento os alunos que estavam incluídos nas folhas de pagamento do mês de março/14.

             Clique aqui para ver a lista dos bolsistas que receberão por Ordem de Pagamento

 

DAE, 11/04/2014

 

 

ALUNOS COM CONTAS BANCÁRIAS EM OUTROS BANCOS, EXCETO BANCO DO BRASIL


Alunos bolsistas da Bolsa de Acesso e Permanência, Bolsa Auxílio, Bolsa Manutenção e Aux. Moradia Emergencial que possuem contas bancárias no Itaú, Santander, Caixa Econômica e outros (com exceção dos correntistas do Banco do Brasil) tiveram o pagamento relativo à folha de março (paga em abril) rejeitado pelos respectivos bancos.
A Divisão de Gestão Financeira da PR3, responsável pelo pagamento das bolsas, está buscando a melhor solução para que os alunos possam receber os valores o mais rápido possível.
Assim, solicitamos que aguardem até a próxima semana. Tão logo haja uma nova informação, esta será publicada.
Fiquem atentos!

DAE, 9/04/14

Os eventos reclassificados foram os seguintes: "XVIII Biosemana UFRJ 2014" (R$ 6.400,00); "I Calourada de Mulheres" (R$ 13.500,00) e "Lançamento do movimento Por uma universidade popular" (R$ 14.000,00).

 

 

DECULT, 3/04/2014

Banner 2 menor Segundo Tempo

O Programa Segundo Tempo Universitário na UFRJ, que previa seu início para abril, teve as aulas adiadas por orientação do Ministério do Esporte, que revê algumas diretrizes neste momento. Aguardamos a liberação do ME para este mês. As inscrições continuam abertas para atletismo, rugby e handebol, nos horários constantes no quadro que segue.  Inscrições através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando os seguintes dados: Modalidade Esportiva desejada, nome, data de nascimento, sexo, peso, altura, município onde fez o ensino médio, nome da escola onde fez o ensino médio, turno do curso na UFRJ, DRE, número de tênis, nome da mãe, endereço, bairro, CEP, telefone e e-mail.

virando bicho

 

Haverá ônibus saindo da Praia Vermelha às 12h !!!

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RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA DA SELEÇÃO DE BOLSA AUXÍLIO E BENEFÍCIO MORADIA

 

Somente os alunos listados em anexo participarão da segunda etapa do processo de seleção.

 

(Clique AQUI para ver a listagem da Bolsa Auxílio)

(Clique AQUI para ver a listagem do Benefício Moradia)

 

ATENÇÃO para os procedimentos dos alunos selecionados para a 2ª etapa:

1 - Deverá ser apresentada a documentação socioeconômica citada no Edital, nas datas e local indicados (item 1.4 do Edital de Bolsa Auxílio e Edital do Benefício Moradia).

2- Além da documentação socioeconômica é obrigatória a apresentação do formulário devidamente preenchido (clique AQUI para imprimir).

3- Para os casos de entrega de Declarações, conforme previsto nos Editais, acesse AQUI os Modelos.

 

ATENÇÃO

- Não serão aceitos documentos após o dia 30 de abril de 2013.

- A falta de documentação implicará na desclassificação do aluno no processo seletivo.

 

Retificação de informação constante dos Editais:

Aposentados e pensionistas do INSS poderão acessar o extrato de benefício atualizado através do link:

http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/hiscre/index.html

 

Rio de Janeiro, 16 de abril de 2013.

 

ATENÇÃO

Leia AQUI o Adendo aos Editais que foi aprovado pelo CEG, na sessão de 17 de abril. Este Adendo altera prazo para interposição de RECURSOS.

 

 

Temos recebido diversos comunicados por meio do Sistema Ouvidoria acerca da alimentação, café da manhã e lanche. Nesse sentido, estamos relacionando abaixo todas as medidas que serão tomadas para sanar  esses problemas e por isso mesmo contamos com a colaboração de todos.

1 – Solicitamos a todos que não utilizem vasilhas ou garrafas durante o café e o lanche durante a distribuição;

2 – A distribuição do pão, do bolo ou do biscoito será feita dentro da quantidade que se permita a todos consumir;

3 – A qualidade do café da manhã e do lanche se relaciona diretamente com o que é fornecido pela Administração Central em contratos celebrados desde 2011 e que estão próximos de encerramento. A firma CCS Valente, responsável pelo fornecimento das frutas não quis renovar o contrato e já temos uma nova firma que irá fornecer frutas.

4 – Estamos passando por uma fase de renovação de contratos e o cronológico dos próximos meses depende desse processo, mas o fornecimento está garantido.

5 – Temos atendido o máximo de alunos possível, mas devido a um quantitativo excessivo de pessoas, principalmente nos finais de semana e feriado, por algumas vezes os alimentos não tem sido suficiente para atender a todos, como ocorreu no dia 01 de abril de 2012, domingo. Devido a este fato, compareci no Alojamento Estudantil, às 15h, pessoalmente para sanar esses problemas.

6 – O número de alunos previstos (que têm direito ao Auxílio Moradia estabelecido por processo seletivo junto à Divisão de Assistência ao Estudante) é de 504 (quinhentos e quatro), e temos feito uma previsão para atender de forma satisfatória a este quantitativo.

Diante do exposto, levamos toda a situação ao Superintendente de Políticas Estudantis para tornar pública nossa intenção de sanarmos, o quanto antes, os problemas vivenciados pela Residência Estudantil.

Assim, comunicamos a todos que medidas no sentido de controlar a distribuição dos alimentos serão tomadas, com o objetivo e atender a todos que, por direito, devem fazer uso da Residência Estudantil. Tais medidas serão colocadas em prática a partir de maio do corrente ano.

Ciente da compreensão de todos, aproveitamos para ratificar nossa postura de atendimento com qualidade a todos os alunos e alunas da Residência Estudantil e que estamos sempre voltados para o diálogo e para a busca de soluções que tornem nosso convívio o melhor possível, mesmo sabendo que ainda temos muitas ações a serem implementadas para melhorar a vivência dos alunos na Residência Estudantil.

Rio de Janeiro, 02 de abril de 2012.

Jeferson Rodrigues

Diretor da Divisão de Residencias Estudantis - SuperEst

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