Conforme solicitação do Ministério da Educação, todos os estudantes que já são bolsistas do Programa de Bolsa Permanência (PBP-MEC) deverão acessar o sistema http://sisbp.mec.gov.br e atualizar as informações solicitadas. Para os estudantes indígenas e quilombolas não há necessidade de inclusão do "comprovante de renda", uma vez que, os mesmos são isentos.  Para permanecer incluso na próxima homologação da bolsa é necessário realizar o procedimento até o dia 12/04/17, para que possíveis problemas sejam encaminhados ao Ministério da Educação.

Clique AQUI para visualizar as orientações de acesso ao sistema.

 

DAE, 05/04/2017.

A Superest informa que a próxima reunião da Comissão de Assistência Estudantil (CAE) será realizada no dia 06/04 (quinta-feira) às 10h, na sala anexa ao Consuni.

 

Pauta:

- Orçamento 2017
- Edital de Bolsas
- Alimentação
- PR7

 

ATENÇÃO: Este não é o momento para entrega de documentação dos estudantes que estão pleiteando bolsas. A Comissão de Assistência Estudantil (CAE) é um espaço de discussão sobre a política de assistência estudantil entre os três segmentos da Universidade e se reúne periodicamente para tratar de pautas específicas, buscando aprimorar as ações desenvolvidas pela SuperEst.

Informamos aos estudantes bolsistas que participarão do processo de Renovação para 2017 que os problemas no preenchimento do formulário socioeconômico já foram solucionados pela equipe de suporte técnico. Solicitamos àqueles que, porventura, iniciaram o procedimento, que refaçam o preenchimento do formulário. Pedimos desculpas pelo transtorno.

 

DAE, 30/03/2017.

A Divisão de Apoio ao Estudante (DAE) informa aos estudantes bolsistas que está ciente dos problemas ocorridos no preenchimento do formulário para atualização dos dados referentes ao Processo de Renovação das bolsas para 2017 e já tomou as providências necessárias, solicitando ao suporte técnico um reparo no sistema.

Tão logo o reparo seja concluído, informaremos aqui na página.

 

DAE, 29/03/2017

 

Os estudantes ingressantes em 2017/1 pela ação afirmativa na modalidade de renda bruta familiar per capita inferior ou igual a 1,5 salários mínimos têm direito à Bolsa de Acesso e Permanência (BAP) e Auxílio Transporte (municipal ou intermunicipal).

Contudo o recebimento da Bolsa de Acesso e Permanência (BAP) depende da comprovação da situação socioeconômica declarada no ato da matrícula e, por esse motivo, SOMENTE SERÃO ACEITOS OS PEDIDOS DE BOLSA DOS ESTUDANTES COM MATRÍCULA REGULARIZADA, CONFORME COMUNICAÇÃO ENVIADA POR E-MAIL PELA PR1.

Até o momento, os ingressantes da CHAMADA REGULAR e os convocados da 1ª LISTA DE ESPERA tiveram a documentação avaliada. Os notificados como pendentes (mesmo os que já entregaram a documentação solicitada) e os demais, deverão aguardar a conclusão da avaliação e a comunicação da PR1 via e-mail.

INFORMAMOS QUE SERÃO DIVULGADOS NESTA PÁGINA NOVOS COMUNICADOS DESTINADOS AOS ESTUDANTES QUE ATÉ ESSA DATA NÃO RECEBERAM O E-MAIL SOBRE A REGULARIZAÇÃO DA SUA MATRÍCULA.

 

ATENÇÃO AOS PROCEDIMENTOS PARA REQUERER A BOLSA:

Passo 1: Imprimir o e-mail enviado pela Pró-Reitoria de Graduação (PR1), confirmando a regularização da documentação da matrícula

Passo 2: Comparecer (somente os que receberam a notificação por email) no Auditório da Geotecnia (Prédio Anexo a COPPE), munido dos documentos listados abaixo, respeitando os dias e horários  de reunião marcados conforme as Letras iniciais do seu nome:

Dia 30/03/2017 - Letras A e B: 9hs / Letras C e D: 10hs / Letras E, F e G: 11hs / Letras H, I e J: 13hs / Letras K e L: 14hs / Letra M:15hs

Dia 31/03/2017 - Letra N: 9hs / Letras O, P, Q e R: 10hs / Letras S, T e U: 11hs / Letras V, W, X, Y e Z: 13hs

Documentos Necessários (apresentar na data da reunião):

– Cópia do e-mail recebido

– Formulário, devidamente preenchido, da Bolsa de Acesso e Permanência. Para imprimir o formulário, clique AQUI

– Cópia do Comprovante de Inscrição em Disciplinas para 2017-1 ou Plano de Estudos;

– Cópia da carteira de identidade e do CPF;

– Cópia do comprovante de residência no Rio de Janeiro (caso o comprovante não esteja no nome do estudante ou de seus pais, deverá anexar declaração do titular da conta informando que o estudante reside no endereço e cópia da carteira de identidade do declarante).

Passo 3: Cadastrar no SIGA uma conta corrente individual, em nome do estudante. Os estudantes que não tiverem com conta cadastrada somente serão incluídos em folhas de pagamento futuras. (Caso possua todos os documentos acima mas ainda não tenha conseguido acesso ao SIGA, deverá comparecer mesmo assim, pois receberá orientações a respeito).

Os estudantes do Campus UFRJ - Macaé e do Pólo Xerém poderão entregar a documentação nas respectivas Secretarias Acadêmicas, respeitando os procedimentos e prazos estabelecidos.

 

DAE, 28/03/2017

Participarão do processo de renovação TODOS os estudantes beneficiários do Programa de Auxílio ao Estudante, nas modalidades Bolsa Auxílio, Auxílio Manutenção (vaga na Residência Estudantil) e Auxílio Moradia Emergencial

 

O que o estudante bolsista deve fazer?

- Ler com atenção o Edital

- Preencher um questionário do SIGA atualizando seus dados socioeconômicos no período de 27 de março de 2017 a 16 de abril de 2017. Inicialmente, é necessário fazer o login em: https://portalaluno.ufrj.br/Portal e, depois, o questionário deverá ser acessado em: https://portalaluno.ufrj.br/Bolsa/avaliacao/aluno/questionario

- Acompanhar o e-mail cadastrado no SIGA, pois poderá haver convocações pela DAE para apresentar documentação socioeconômica

- Caso a renovação de sua bolsa seja indeferida, estar atento aos procedimentos e prazos para recurso

 

O que a Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) deve fazer?

- Fazer a avaliação do desempenho acadêmico dos dois últimos períodos concluídos pelo bolsista no período de 27 de março de 2017 a 05 de maio de 2017.

- Em caso de pareceres de indeferimento, será necessário convocar previamente o estudante para entrevista, a fim de consubstanciar o parecer.

 

O resultado final do processo de renovação será divulgado no dia 26 de maio de 2017 no site da SuperEst.

 

Clique AQUI para ver o Edital

 

DAE, 23/03/2017.

 

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O EDITAL RETIFICADO

 

Cartaz edital - prorrogação

 

UFRJ SuperEst - Superintendência de Políticas Estudantis
Desenvolvido por: TIC/UFRJ