A ordem de pagamento referente ao mês de Fevereiro da Bolsa de Acesso e Permanência e respectivos Auxílios Transporte estará disponível para retirada até o dia 04/04/2016, em qualquer agência do Banco do Brasil.

Para efetuar o saque o bolsista deverá se dirigir ao caixa e apresentar documento de identidade com foto e CPF.
Apesar do prazo extenso, orientamos que a retirada seja realizada até o fim de março/2016, para evitar possíveis transtornos.

 

Listagem dos bolsistas cuja ordem de pagamento estará disponível - Clique AQUI

 

DAE, 08/03/2016.

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(clique na imagem para acessar a página do PBP-MEC)

 

O Programa de Bolsa Permanência – PBP é uma ação do Governo Federal que concede auxílio financeiro a estudantes matriculados em cursos de graduação que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas.

O seu objetivo é minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Seu valor, estabelecido pelo Ministério da Educação, é equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de iniciação científica atualmente de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Para os estudantes indígenas e quilombolas, será garantido um valor diferenciado.

QUEM PODE SE INSCREVER?

Pelas regras estabelecidas pelo Ministério da Educação, somente poderão se inscrever os alunos regularmente matriculados em cursos com carga horária igual ou superior a 5h diárias e que tenham renda per capita de até um e meio salários mínimos. Veja AQUI os cursos contemplados na UFRJ, conforme cáluculo do MEC.

Além destes, os estudantes quilombolas e indígenas também poderão se inscrever, independentemente da carga horária e dos cursos em que estiverem matriculados e da renda familiar, conforme estabelecido na Portaria MEC nº 389, de 9 de maio de 2013.

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

1º passo - O estudante deve acessar a página eletrônica do PBP-MEC: http://permanencia.mec.gov.br e fazer seu cadastramento no Sistema de Gerenciamento de Bolsas (link "Sistema PBP"), preenchendo os dados do questionário do perfil socioeconômico e cultural na plataforma.

2º passo - Imprimir Termo de Compromisso, assinar e entregar junto com o formulário específico para avaliação socioeconômica (Clique AQUI para baixar o formulário). Este formulário deverá ser impresso e preenchido manualmente.

3º passo – Entregar o Termo de Compromisso assinado, o formulário socioeconômico preenchido e a cópia da documentação socioeconômica exigida pelo MEC e pela DAE em envelope lacrado e identificado com nome completo, DRE, curso, telefone e email. (Clique AQUI para verificar a documentação socioeconômica exigida).

 

LOCAL DE ENTREGA DOS DOCUMENTOS

Divisão de Apoio ao Estudante - DAE  (Campus Fundão - Prédio da Reitoria - 8º andar - sala 809)

Horário: 9:30h às 16h30h

Os alunos de Xerém e Macaé deverão entregar documentação na Secretaria Acadêmica do seu Pólo/Campus.

 

ATENÇÃO

Estudantes que já recebam outras bolsas de assistência estudantil da UFRJ (Auxílio Manutenção-Benefício Moradia, Bolsa Auxílio, Bolsa Acesso e Permanência) não poderão acumular estas bolsas com o PBP-MEC. Uma vez se inscrevendo no PBP-MEC e sendo selecionados, serão excluídos dos demais programas.

Todas as informações sobre o PBP-MEC, os objetivos do Programa, os critérios e exigências de desempenho acadêmico, procedimentos para inscrições poderão ser esclarecidos no portal http://permanencia.mec.gov.br

Dúvidas específicas em relação aos procedimentos internos à UFRJ deverão ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 3938-1718.

 

DAE, 25/02/2016

A ordem de pagamento referente ao mês de Janeiro da Bolsa de Acesso e Permanência e respectivos Auxílios Transporte estará disponível para retirada até o dia 02/03/2016, em qualquer agência do Banco do Brasil.
Para efetuar o saque o bolsista deverá se dirigir ao caixa e apresentar documento de identidade com foto e CPF.
Apesar do prazo extenso, orientamos que a retirada seja realizada até o fim de fevereiro/2016, para evitar possíveis transtornos.

 

Listagem dos bolsistas cuja ordem de pagamento estará disponível - Clique AQUI

 

DAE, 03/02/2016

Informamos que foram apresentados 28 (vinte e oito) recursos referentes à seleção para o Benefício Moradia e 49 (quarenta e nove) recursos referentes à seleção para a Bolsa Auxílio. Passaram a condição de SELECIONADOS aqueles que, após reavaliação da situação socioeconômica, ficaram dentro dos critérios de classificação estabelecidos neste processo seletivo, respeitado o número de vagas disponíveis.

Os alunos selecionados após o recurso deverão apresentar a cópia do Comprovante de Inscrição em Disciplinas (CRID) de 2015/2, na Sala de Reuniões do CEG, sala 808 do Prédio de Reitoria, em dia e horário estabelecido na listagem a seguir.

LISTA DOS SELECIONADO APÓS RECURSO (clique AQUI)

ATENÇÃO: Os alunos selecionados do campus Macaé deverão comparecer na mesma data na Secretaria Acadêmica do referido campus.

Os alunos não selecionados poderão entrar com recurso na Secretaria do CEG, no período de 01/02/2016 a 05/02/2016, conforme cronograma definido no Adendo ao Edital. Os alunos não selecionados do campus Macaé poderão apresentar recurso, no mesmo prazo, na Secretaria Acadêmica do referido campus.

A ordem de pagamento referente ao mês de dezembro da Bolsa de Acesso e Permanência e respectivos Auxílios Transporte estará disponível para retirada até o dia 01/02/2016, em qualquer agência do Banco do Brasil.
Para efetuar o saque o bolsista deverá se dirigir ao caixa e apresentar documento de identidade com foto e CPF.
Apesar do prazo extenso, orientamos que a retirada seja realizada até o fim de janeiro/2016, para evitar possíveis transtornos.

Listagem dos bolsistas cuja ordem de pagamento estará disponível - Clique AQUI

 

DAE, 11/01/2016

Os alunos selecionados deverão apresentar a cópia do Comprovante de Inscrição em Disciplinas (CRID) de 2015/2.

Somente os alunos selecionados deverão comparecer ao Auditório Archimedes Memória - Prédio da Reitoria, 3º andar, no dia e horário informado abaixo:

 

Dia 05/01/2016 ás 10hs - os selecionados da letra A a letra G; 

Dia 05/01/2016 ás 14hs - os selecionados da letra H a letra M;

Dia 06/01/2016 ás 10hsos selecionados da letra N a letra Z.



ATENÇÃO: Os alunos selecionados do campus Macaé deverão comparecer na mesma data na Secretaria Acadêmica do referido campus.

 


Os alunos não selecionados poderão entrar com recurso  no período de 04/01/2016 a 08/01/12016 das 9:30 às 16:30 na Divisão de Apoio ao Estudante, sala 809 do Prédio da Reitoria, observando o item 3.4 do Adendo ao Edital. Os alunos não selecionados do campus Macaé poderão apresentar recurso, no mesmo prazo, na Secretaria Acadêmica do referido campus.

 


Para visualizar o Resultado Final Clique Aqui 

 

 

DAE, 18/12/2015

Pagamento da Bolsa de Acesso e Permanência do mês de Novembro/2015



A ordem de pagamento referente ao mês de novembro da Bolsa de Acesso e Permanência e respectivos Auxílios Transporte estará disponível para retirada até o dia 05/01/2016, em qualquer agência do Banco do Brasil.
Para efetuar o saque o bolsista deverá se dirigir ao caixa e apresentar documento de identidade com foto e CPF.
Apesar do prazo extenso, orientamos que a retirada seja realizada até o fim de dezembro/2015, para evitar possíveis transtornos.

 

Listagem dos bolsistas cuja ordem de pagamento estará disponível - Clique AQUI

 

ATENÇÃO: Os alunos ingressantes em 2015/2 que tem direito ao recebimento desta bolsa, ainda não foram incluídos na folha de pagamento, conforme orientação dada no ato da entrega dos documentos.

 

DAE, 10/12/15

UFRJ SuperEst - Superintendência de Políticas Estudantis
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