• SEÇÃO DE ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL

A Seção de Assistência Psicossocial planeja, coordena e executa a atenção em saúde mental dos estudantes que sejam vinculados aos Programas Assistenciais da SuperEst. O objetivo principal é acolher as demandas de estudantes e ou das coordenações de curso, COAAs e outros dispositivos da Universidade a fim de promover ações singulares de prevenção, promoção e recuperação em saúde mental. Deste modo, a Seção é o lugar onde tais demandas são analisadas, e a partir, delas são criadas estratégias de cuidado singulares.

Atualmente oferecemos acolhimentos para aqueles que estejam em momento de grave sofrimento psíquico, e caso necessário, referenciamos a um acompanhamento com psicólogo e ou psiquiatra. A Seção gerencia os fluxos pactuados com as Unidades promotoras de saúde mental da Universidade como a Divisão de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia e o Instituto de Psiquiatria, onde o estudante é acolhido na recepção ampliada do Programa de Atenção em Saúde Mental do Estudante.

A Seção também tem como atribuição participar de reuniões e articulações com serviços intra e interinstitucionais como a rede de urgência e emergência do município assim como a rede de atenção psicossocial a fim de ampliar a rede de atenção em saúde mental do estudante, considerando os princípios do PNAES e das políticas públicas em saúde mental.

A Seção de Assistência Psicossocial é composta por dois profissionais de Psicologia – Celina Grecco de Souza e Leonardo Bastos Velasco

UFRJ SuperEst - Superintendência de Políticas Estudantis
Desenvolvido por: TIC/UFRJ