A Superest informa que envidará todos os esforços para revogação do corte do Bilhete Único Universitário executado pela Rio Ônibus e que resultou em enorme prejuízo para todos os nossos estudantes. A retirada deste  direito significa  impedir a mobilidade urbana de milhares de estudantes no estado do Rio de Janeiro, entre eles os estudantes da UFRJ.

O Programa Nacional  de Assistência Estudantil – PNAES, que  tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal, orienta para ações articuladas entre as atividades de pesquisa, ensino e extensão  e tem como áreas prioritárias a moradia, alimentação, cultura e transporte, reconhecendo, desta forma,  a importância e necessidade da garantia da mobilidade para efetivação e materialização do acesso democrático  ao ensino superior.

Registramos que nossos estudantes dependem do acesso a este direito não apenas para assistir às aulas, mas também para viabilizar inúmeras atividades que não estão necessariamente vinculadas ao calendário  acadêmico e ao período letivo.  Atividades de pesquisa e extensão  assim como acesso à cultura e ao lazer aos feriados, finais de semana e férias é parte constitutiva da formação e um direito que depende da mobilidade para ser efetivado. Cabe, ainda, registrar os diferenciados calendários acadêmicos em nossa universidade e destacar que muitos estudantes ainda estão em período letivo neste momento. Devemos, também, apontar que as constantes alterações de orientações práticas e exigências burocráticas transformam-se em um permanente obstáculo para a obtenção do Bilhete Único Universitário.

Assim, informamos que a Superest, órgão responsável pela elaboração e implementação das políticas de assistência estudantil da UFRJ,  une-se à luta de nossos estudantes pela imediata liberação deste direito conquistado e agirá institucionalmente neste sentido.

 

SuperEst (23/01/17)