Desde 1º de setembro, o Banco do Brasil comunicou a UFRJ sobre a extinção da modalidade "Pagamentos via DOC/TEC", através de arquivo bancário, que permitia a realização do pagamento de bolsas aos alunos que possuíam conta corrente em outras instituições bancárias, diferentes do Banco do Brasil.

Assim, tivemos que adotar nova modalidade para o pagamento das bolsas utilizando-se da "Lista de Credor no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI)" conforme rotina realizada por grande parte das Instituições Federais de Ensino Superior, incluindo aí a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Com o objetivo de sistematizar o pagamento de cerca de 8.000 alunos e dar celeridade e segurança ao processo, solicitamos a Superintendência de Tecnologia da Informação (SUPERTIC) o desenvolvimento de um sistema que importasse as informações do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) e exportasse as mesmas para o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), já que não seria razoável e possível o processamento manual de cada bolsa, de cada aluno, todo mês.

Contudo, nesta nova modalidade de pagamento não é possível o crédito em conta salário - o pagamento deve ocorrer através de conta corrente - o que motivou grande parte dos estornos das bolsas, principalmente dos alunos que possuem conta deste tipo no Banco do Brasil (conta salário). Comunicamos esta exigência de pagamento à SUPEREST, que por sua vez, repassou a informação aos alunos que se encontram com esse tipo de situação, para que providenciem a mudança para conta corrente, visto que no próximo mês não será possível regularizar os estornos para contas do tipo salário.

No último mês, para os alunos que possuem conta na Caixa Econômica Federal, recebemos o estorno de pagamento de bolsas, decorrente de erro sistêmico na leitura do dígito verificador das contas correntes. Assim que identificamos o problema, a situação foi contornada e os créditos em conta ocorreram na última terça-feira, 22/11.

Para os alunos, que por ventura ainda não tiveram seu pagamento regularizado, orientamos procurar a Divisão de Apoio ao Estudante (DAE – SUPEREST), que já está de posse de todas as informações dos estornos e com capacidade de proceder aos acertos de cadastro.

Pró Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças

 

ATENÇÃO: Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.